Periodontologia

A doença Periodontal é a doença que afeta os tecidos de suporte dos dentes: gengiva, osso alveolar e outras estruturas também incluídas no periodonto.

Podemos dividir a doença periodontal em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite. A gengivite caracteriza-se pela inflamação superficial das gengivas, sendo o seu tratamento simples e com recuperação total dos tecidos envolvidos. Em relação à periodontite, o seu prognóstico não é tão favorável, uma vez que já existe perda e destruição das estruturas de suporte, de forma irreversível. Geralmente não causam dor e podem conduzir, quando não tratadas, à perda de um ou vários dentes.

A principal causa destas doenças é a presença de diversas bactérias na cavidade oral, que em contacto com a superfície dos dentes forma uma placa bacteriana que conduz à doença. São vários os sinais e sintomas associados a estas doenças, mas geralmente o sangramento gengival é o primeiro sinal de alerta. Em situações mais avançadas da doença, em que já existe perda de gengiva e osso alveolar, os dentes aumentam a sua mobilidade.

É de extrema importância fazer o diagnóstico desta doença o mais precocemente possível, de forma a ser possível recuperar a saúde destes tecidos sem conduzir à perda de dentes. Assim, é fundamental que os pacientes façam consultas de controlo com destartarizações e outros tratamentos mais específicos, aliados a uma boa higiene oral, com pastas e escovas específicas para esta doença.