Dentisteria

Especialidade que promove o tratamento dos dentes afetados por cárie, traumatismos ou outra razão. Este tratamento é finalizado com a colocação de materiais específicos que visam substituir as porções de dentes perdidos. São vários os tipos de materiais, mas na atualidade as resinas compostas (da cor do dente) são os materiais mais utilizados para este efeito. Em alguns casos e tratando-se apenas de dentes posteriores também se podem usar amálgamas, também conhecidas como “chumbos”. São tratamentos na maioria das vezes muito cómodos e indolores e dependendo do grau de extensão da lesão, é utilizada anestesia local para evitar desconfortos e dores.

A cárie dentária é a doença que afeta a estrutura das peças dentárias, provocada pela ação de determinadas bactérias que podem conduzir a destruição parcial ou total dos mesmos. Estas bactérias aliadas a uma fraca higiene oral facilitam o aparecimento desta doença. Estima-se que 90% da população padeça deste problema dentário.

No caso de lesões muito grandes e profundas pode ser necessário ponderar a utilização de outros materiais mais resistentes para a longevidade desses dentes (coroas, facetas, entre outros). Deve ser feito um controlo diário rigoroso da higienização em conjunto com visitas regulares ao Médico dentista de forma a avaliar a integridade dessas restaurações.